PORQUE NÃO USAR O SUS ? SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
POR QUE NÃO USAR O SUS?
O SUS, sistema único de saúde, foi criado em 1988, aprovado pela constituinte com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência a saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer hipótese. COMO PREVE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DE 1988 - TÍTULO VIII – DA ÓRDEM SOCIAL; CAPÍTULO II – SEÇÃO II, DA SAÚDE – ARTIGOS 196; 197; 198 (PARÁGRAFO ÚNICO – EC 29); 200. Seção II da SAÚDE Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Anualmente milhões de brasileiros procuram o SUS, para iniciarem um tratamento clinico e cuidar de inúmeras enfermidades. Em 25 de agosto de 2011, acordo com o diário oficial, o ministério da saúde investiu R$ 9.331.000,00 no tratamento e prevenção do câncer, mas ainda assim o SUS se encontra na UTI e em muitos casos não corresponde a necessidade da população brasileira, pelo atraso do repasse da verba aos hospitais que devido uma queda de braço que ocorre em alguns entre as esferas de governo municipal e estadual pela diferença partidária, levando a inviabilidade do tratamento de inúmeras doenças graves.
Na ultima semana do mês de outubro de 2011 o ex-presidente da República Lula ( Luis Inácio da Silva) não estava sentido-se bem pois um desconforto em sua garganta lhe provocara rouquidão e dores fortes, ao procurou o médico este o submeteu a uma bateria de exames que constatou um tumor maligno em sua laringe, logo após o diagnostico ficou marcado o tratamento com quimioterapia para combater a doença, tudo isso foi arranjado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo capital.
No dia seguinte as redes sociais na internet lançaram a seguinte pergunta, “porque ele não usa o SUS para se tratar?” a pergunta ironizava o fato de que se o SUS é tão bom porque ele não se trata no lá. O cidadão brasileiro esta saturado de enganação de ser feito de bobo e ver seus direitos violados todo o tempo por políticos desonesto que não respeitam o eleitor, com isto sem uma reflexão prévia num ato de deter toda ação leviana e hipócrita ao sentimento mutuo de uma população indignada laça mão de tal critica da escolha do ex-homem mais poderoso entre 22 economias mundiais.
Na verdade o SUS foi criado para atender o cidadão carente e diminuir a desigualdade ao atendimento médico e hospitalar como antes fora mencionado. O que ocorre neste caso é algo que podemos referir como opcional, Lula pode pagar pelo atendimento médico e foi o que fez, optou por pagar ele poderia fazer uso do Sistema Único de Saúde, mas, no entanto pagou, não devemos insinuar ou afirmar que não preferiu a saúde publica porque esta é falida, ele é um homem público mas é também um cidadão com direito de escolha e livre arbítrio, não sou defensor pessoal do Lula ou do SUS, mas o tratamento de câncer pelo sistema publico de Goiás, tem mesmo com todas as dificuldades trabalhado no combate desta doença que em muitos casos é fatal e obtido bons resultados, em Goiânia muitos ricos fazem tratamento utilizando o Sistema Único de Saúde.
A critica do brasileiro é apenas uma reação de uma sociedade que esta crescendo e aprendendo fazer uso dos seus direitos como cidadão o que é proporcionado por um sistema democrático, está no caminho certo afinal são apenas 26 anos de democracia, estamos buscando fazer o melhor.
Por Hamilton Elias Barbosa
Professor de História